Páginas

Sobre mim

Minha foto
Rio de Janeiro, Brazil
Repassando o pouco que sei sobre jardinagem.

Total de visualizações de página

terça-feira, 23 de outubro de 2012

 
  
 Para muitos profissionais da botânica, as galhas, sabendo eu agora o  que são e que aparecem nesta folha de pitangueira não são nenhuma novidade, mas para mim que nunca tinha visto nada parecido , resolvi ir atrás do assunto. Por sorte tenho meu ex-professor de jardinagem e também agrônomo e  atual amigo Cláudio Teixeira, onde recorro sempre que possível em minhas dúvidas. Ele me explicou:
 
"Isto não são brotações, são galhas. Provocadas por insetos denominados “galhadores”, que promovem a postura de seus ovos nas folhas das plantas causando uma alteração estrutural no tecido vegetal formando as galhas que servem de abrigo e fonte alimentar para esta fase inicial da vida do inseto. Que depois de terminada esta fase abandona a galha rompendo a mesma. Isto não só pode prejudicar o desenvolvimento da planta, como também, no caso de plantas ornamentais podem apresentar deformidades prejudicando a sua aparência.

Para realizar o controle em uma pequena infestação basta uma catação e eliminação das folhas galhadas e em áreas maiores a utilização de inseticidas específicos."

E no  Wikipédia encontrei estas informações a respeito:
 
Galhas, bugalhos, cecídios ou cecídias são estruturas que se originam em determinado órgão de uma planta através de hipertrofia e hiperplasia (Anatomia vegetal) de tecidos, inibição do desenvolvimento ou modificação citológica e/ou histoquímica em resposta ao ataque de organismos indutores que podem ser vírus, bactérias, fungos, nematódios, ácaros ou insetos - parasitas, geralmente específicos à espécie (ou ao gênero ou família) da planta. São estruturas às vezes comparadas a tumores.

Galhadores são altamente específicos ao órgão e hospedeiro, ou seja, eles induzem galhas em apenas uma espécie ou um grupo muito pequeno de espécies de hospedeiros.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Galha


COMPLEMENTO DE POSTAGEM EM 24/10/12


 Olá, pessoal...

   Ainda curioso  pelas galhas da folha de pitangueira,resolvi clicar umas fotos mais detalhadas a respeito. As fotos não estão com boa qualidade, mas espero  que mesmo  assim a  intenção da amostra seja apreciada, obrigado.



O que fiz foi  abrir as galhas com um estilete e verificar o  que havia dentro e em quase todas as galhas haviam pequenas larvas dos insetos "galhadores".





Foto 1
 

Foto 2



 
Foto 3

 
Foto 4
 
 
 
Bem amigos...espero que com esta postagem eu  possa ter esclarecido a dúvida de alguém sobre  este acontecimento na natureza, obrigado.

7 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá Tatiane,fico feliz de alguma forma que esta matéria tenha lhe ajudado. Já vaaleu a postagem.

      Excluir
  2. Obrigado. Estou com esse problema em minha pitangueira e não fazia ideia do que era. Alguma sugestão de inseticida (preferencialmente caseiro) que eu possa usar neate caso?

    ResponderExcluir
  3. Agradeço o esclarecimento. Não tinha idéia do que poderia ser. Retirei todas as folhas onde havia infestação. Espero que resolva.

    ResponderExcluir
  4. EXCELENTE EXPLICAÇÃO. MORRERIA SEM SABER ! GRATO !

    ResponderExcluir
  5. Maravilhoso!!!
    Muito obrigada pela disponibilidade em sanar nossas dúvidas.
    Antes de achar sua matéria, pensei que pareciam mesmo depósitos de larvas de insetos... daí, abri uma verdinha com bisturi e não havia nada, apenas manchas! Passei a pensar que as galhas da pitangueira seriam de bactérias ou fungos. Minha larva já devia ter ido embora.
    Na busca do Google procurei como "broto em folha" e "protuberância cuneiforme em folha", até achar as palavras "galhas foliares". Não é uma pesquisa fácil!
    Suas fotos estão maravilhosas.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite, apareceu isso ma minha pitangueira, muito parecido com um broto, obrigada me ajudou muito.

    ResponderExcluir