Páginas

Sobre mim

Minha foto
Rio de Janeiro, Brazil
Repassando o pouco que sei sobre jardinagem.

Total de visualizações de página

sexta-feira, 2 de novembro de 2012



   A laterita ou laterite é um tipo de solo muito alterado com grande concentração de hidróxidos de ferro e alumínio. 

   Este processo de alteração do solo é designado por laterização e caracteriza-se pela ocorrência de lixiviação que ocorre pelo excesso de chuvas ou irrigação, podendo vir a formar uma crosta constituída por nutrientes do solo, como Fe e Al, impedindo assim a penetração de água até níveis de profundidade superiores ao do laterito formado. Os solos originados por este processo são também chamados solos lateríticos. . A laterização é um problema típico de solos ligado às regiões de clima úmido e quente. 

   Quando a laterização é quase total, o solo se chama laterita, após desidratação originam-se crostas, cangas e concreções limoníticas (ricas em Fe2O3) e bauxitas (ricas em Al2O3).

É muito usada em aquários, sendo enterrado para servir de fonte de ferro para as plantas.

 

Lampranthus productus
    A espécie Lampranthus productus de nome popular cacto-margarida, é uma herbácea  suculenta e semirrasteira originária da África do sul. Suas flores e folhagens são bastantes decorativas com folhas lineares e densas. A espécie alcança 15 a 20 cm de altura.
  Indicada para forrações e bordaduras de canteiros e para vasos e jardineiras como planta pendente. Deve ser cultivada em solo fértil com relativa drenagem e irrigadas em longos intervalos. Sua inflorescência são formadas no período primavera-verão.
   Sua multiplicação é feita por estacas enraizadas após o florescimento com relativa facilidade. A planta é tolerante a baixas temperaturas.

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Glandularia dissecta



   Também chamada de "camaradinha " esta é uma espécie herbácea rateira bastante ramificada nativa no Sul do Brasil.Possui  uma formação bastante densa sobre o solo chegando a 15-20 cm de espessura. De inflorescêcias axilirares na cor lilás formadas na primavera-verão.
   Cultivada como  forração sempre a pleno  sol plantada em solo rico em matéria orgânica e permeável. Seu desenvolvimento é melhor na região sul do Brasil. Multiplica-se pela divisão de ramos enraizados.

terça-feira, 30 de outubro de 2012




   As cascas dos ovos contém nutrientes essenciais às plantas,pois, são ricas em cálcio, potássio e magnésio. As galinhas comerciais são alimentadas com rações  que são concentradas e enriquecidas  que deixam as cascas dos ovos repleta destes nutrientes.

   Para que as plantas possam absorvê-los, as cascas deverão estar em contato com o solo. Assim, quanto mais há o contato das cascas com a terra, mais disponíveis estes nutrientes estarão agindo nas plantas.  Para que isto aconteça é necessário transformar as cascas em pó. Desta forma teremos uma farinha enriquecida, ecológica, barata, para fertilizar canteiros, hortas, vasos, árvores,  etc.

   O procedimento da produção da farinha de cascas é colocar as mesmas para secar sempre à sombra. Não devemos colocá-las ao sol, pois as cascas possuem uma pequena quantidade de nitrogênio, que poderá se perder. Não  guarde-as para secar, pois a decomposição das partes orgânicas ainda úmidas  provocam mal cheiro e atraindo insetos , como moscas.  De acordo com o seu consumo de ovos, vá secando e guardando num local apropriado.
  Já tendo uma boa quantidade de cascas, coloque-as em um saco e quebrando-as com as mãos. Não é necessário triturá-las bem, pois logo irão ao liquidificador. Coloque as cascas aos poucos no aparelho e bata até transformá-las em pó.Depois de triturada a farinha, coloque-a num vidro com tampa, e guarde-a  em local fresco.
 
   Para usar, coloque uma colher de café nos vasos pequenos e duas ou três em vasos maiores. Repita esta opração a cada 40 dias.  
Observe as plantas e veja como elas reagem a esta aplicação da farinha de cascas.  Com o tempo você mesmo poderá decidir a periodicidade da aplicação da farinha . 
No preparo da terra ou substrato para jardinagem ou vasos, coloque 50 gramas para cada 20 litros de terra.

 




segunda-feira, 29 de outubro de 2012

 


 

 
 
 
    Acabei de clicar esta foto da lua cheia de hoje (29/10/2012) depois de ler um artigo sobre a influência da lua sobre as plantas.Sinceramente de tudo  que li em vários sites, há muitas opiniões a respeito que coincidem e  outras  vezes não  e por causa disto nem me atrevo a falar comentar algo e peço a vocês desculpas por isto, mas se a lua interfere ou não  acho que não custa nada pesquisar, porém, hei de averiguar  mais informações que eu  puder. Enquanto  isto, posto  aqui  para compartilhar com todos vocês a foto  que tirei.



   Algumas pessoas iniciantes na jardinagem, assim como  eu, tem a dúvida entre  usar a TORTA DE MAMONA  e a FARINHA DE OSSO no plantio do jardim ou  de uma horta.Então entrei em contato com um fabricante destes produtos e me esclareceram que:

Torta de mamona:

É um produto natural rico em matéria orgânica;

Protege o  apoderecimento do  talo por causa de fungos;

De forma lenta e contínua, fornece elementos nutritivos às plantas ao decompor-se;

Melhora a estrutura do solo permitindo melhor a aeração dos solos compactados e com isto,melhoram a retenção da água;

Mantém e restaura a fertilidade do  solo;

Acelera a liberação do cálcio, do  potássio e do  magnésio e também dos minerais existentes no solo que a planta necessita;


Farinha de osso:

É uma fonte de cálcio e fósforo para o  bom desenvolvineto da planta;

O cálcio corrige acidez do solo fazendo que com isto haja o  melhor aproveitamento de outros nutrientes;

O cálcio ajuda no  melhor desenvolvimento formação das raízes e aumenta a produção de flores e sementes;

Melhora e mantém o equilíbrio de microorganismos úteis no solo.

domingo, 28 de outubro de 2012



Olá... pessoal.

Quero agradecer de todo o coração a todos aqueles que visitaram meu blog fazendo o mesmo alcançar o número 1.000 em visualizações. Sei que eu posso  contribuir mais e saibam também que estou fazendo o possível para trazer qualquer postagem que possa ser útil a alguém. Muito  obrigado mais uma vez.