Páginas

Sobre mim

Minha foto
Rio de Janeiro, Brazil
Repassando o pouco que sei sobre jardinagem.

Total de visualizações de página

sábado, 5 de maio de 2012

Canna-indica ( Cannax generalis)

 

     Para quem gosta de uma flor rústica e bem versátil, a Canna-indica ou Biri como também é conhecida , pode ser uma excelente opção.  A sua inflorescência se dá o ano todo e tem uma vantagem de não requerer muitos cuidados. Suas flores são bem grandes e de cores vibrantes como vermelhas, amarelas,salmão, creme, rosa  e laranjas.
   Seu crescimento podem alcançar hastes de até 2 metros de altura. São plantas nativas do Caribe e sul dos Estados Unidos. Podem ser usadas para composição de canteiros, maciços e renques. Seu uso deve ser moderado no paisagismo.

    O seu cultivo pede um solo bem drenado e rico e matéria orgânica e as regras devem ser frequentes, porém sem o encharcamento do solo. Use adubo NPK 10-10-10 para manter as flores intensas e brilhantes.






domingo, 29 de abril de 2012

O SANTO DOS JARDINEIROS

 Os jardineiros tem seu santo protetor.


     São Fiacre era filho de um Rei da Escócia do século VI e pertencia a um grande movimento de evangelizadores. Instalou-se próximo a cidade de Meaux ao lado do Bispo São Faron.

     São Fiacre fundou um monastério e sua reputação cresceu rapidamente. Não tendo como assegurar a subsistência dos membros de sua comunidade e dos visitantes, ele pediu ao seu Bispo autorização para aumentar seus domínios.

     A tradição diz que o Bispo da cidade deu a ele toda a terra que conseguisse arar em um dia. Armado de um bastão (que na lenda virou pá de jardineiro) ele conseguiu desenhar um largo pedaço de terra.

     Já na sua grande propriedade dedicou-se às alegrias da agricultura e da jardinagem.

     Faleceu em 30 de agosto de 670 no vilarejo de La Brie, que hoje tem seu nome.

     Desde a Idade Média ele obteve o fervor dos jardineiros. Ele é representado em inúmeros vitrais e estatuetas, sempre acompanhado de seu emblema, a pá de jardineiro, e celebrado como o santo patrono dos agricultores, horticultores e jardineiros.


Estou pesquisando mais a respeito deste santo que é patrono dos jardineiros. O texto acima é o que achei na internet. Quero  um texto diferente e aos poucos vou  pesquisando mais a respeito.