Páginas

Sobre mim

Minha foto
Rio de Janeiro, Brazil
Repassando o pouco que sei sobre jardinagem.

Total de visualizações de página

quinta-feira, 24 de maio de 2012




FOTOPERIODISMO


Fotoperiodismo é um termo usado na botânica e descreve os efeitos e adaptações de plantas ao fotoperíodo, que representa o comprimento de um dia[1] e consiste na duração do período de luz de um determinado lugar, dependendo da latitude e da estação do ano. Incluído no fotoperíodo está o período de luz útil, que designa a duração da qual a intensidade luminosa é maior que o limiar de compensação fotossintética.

É importante saber que existem três tipos de plantas:
· - Plantas de dia curto - floresce com fotoperíodos inferiores ao fotoperíodo crítico.
· - plantas de dia longo - floresce com fotoperíodos superiores ou iguais ao fotoperíodo crítico.
· - plantas neutras ou indiferentes
A floração dessas plantas (como também a queda das folhas, a germinação...) depende da duração dos dias e das noites.








terça-feira, 22 de maio de 2012





                                                               LUMINOSIDADE 


    Fotoperiodismo é um termo usado na botânica e descreve os efeitos e adaptações de plantas ao fotoperíodo, que representa o comprimento de um dia e consiste na duração do período de luz de um determinado lugar, dependendo da latitude e da estação do ano. Incluído no fotoperíodo está o período de luz útil, que designa a duração da qual a intensidade luminosa é maior que o limiar de compensação fotossintética.

    A luz é a fração do espectro das radiações eletromagnéticas que produz a sensação visual no ser humano. Cada faixa de comprimento de onda é captada pela vista humana como  uma cor. O comprimento de onda que nos interessa na floricultura é o  que corresponde às cores violeta, azul,verde, amarelo, laranja e vermelho em todas as suas combinações, e que compõe a luz que pode ser percebida pelo  olho humano.

Somente nesta faixa de comprimento de onda, a planta é capaz de realizar funções fisiológicas como  a fotossíntese, a fotomorfogênese e o  fototropismo.



Fotossíntese  - é um processo físico-químico realizado pelos seres vivos clorofilados, em que eles utilizam dióxido de carbono e água, para obter glicose através da energia da luz.


Fotomorfogênese – Efeito  importante que a luz exerce sobre as plantas em seu crescimento como  largura, espessura e comprimento das folhas e o  crescimento  do caule.


Fototropismo -  Movimento da planta em direção  a luz. 

É importante saber que existem três tipos de plantas:


PLANTAS DE DIAS CURTOS: Induzidas ao florescimento quando  o  fotoperíodo é reduzido.Exemplo de plantas com estas características são: poinsétia, calanchoe e crisântemo.


PLANTAS DE DIAS LONGOS: Induzidas ao florescimento quando  o  fotoperíodo  é maior. Exemplos: Gipsofila e Brinco-de-princesa.


PLANTAS NEUTRAS:   Crescem de forma independente do comprimeto do dia, pois não são sensíveis ao fotoperíodo. A qualidade da luz ou  o  nível de iluminação pode influenciar o florescimento destas plantas. Exemplos: Violeta-africana e Rosa.


Fonte: Wikipédia e minha pequena biblioteca
Peguei duas fotos do meu acervo,no caso abaixo, duas fotos do Instituto Inhotim e em Corel Draw eu fiz estas"pinturas".


PLANTAS MEDICINAIS CULTIVADAS EM VASOS OU FLOREIRAS

   Em vasos ou em floreiras podem ser plantadas sementes ou mudas de plantas medicinais.
    No mercado existem vasos e floreiras das mais variadas formas, tamanhos e tipos de materiais, mas quando se trata  do plantio  individual o mais fácil e prático é  plantá-las em vasos.  
    De acordo com o tipo de material escolhido o futuro vaso ou jardineira, é necessário um pequeno tratamento prévio do mesmo. Este procedimento assegura que eles tenham uma vida útil mais longa, possibilitando às plantas melhores condições de cultivo:

 Vasos de barro- Novos, devem ser mergulhados em água por 24 horas, para evitar que absorvam a umidade do solo.

Xaxim e Coxim (fibra de coco) - Também devem ser previamente encharcados, do contrário tenderão a ficar ressecados. Vale lembrar que a venda do xaxim está proibida.

Vasos de metal- Em contato direto com a terra, se isto ocorrer, natural é que venham a enferrujar. O melhor seria forrá-los internamente com um saco plástico e só depois colocar a terra.

 Plásticos, fibras de vidro, fibrocimento e cimento - São materiais que não requerem nenhum tratamento antes do plantio. Podem ser usados logo após a sua aquisição.

 Vasos de madeira ou  jardineiras de madeira - Exigem sempre impermeabilização, com selador próprio comprados ns casas especializadas antes de ser pintada com verniz.

  LEMBRETE: Vasos ou jardineiras precisam ter furos de drenagem e (exceto os cestos) serem revestidos de  cascalho, perlite ou cacos partidos no fundo, para evitar o acumulo de água, devendo ser cheios com  um bom substrato.

   Uma boa mistura consiste em uma parte de terra comum de jardim, uma parte de esterco ou composto orgânico e uma parte de areia grossa de construção. Na internet você pode encontrar mais informações a este respeito.

   
     Caso seja você um iniciante em jardinagem com vasos, é bom cultivar plantas com maior abundância e que são utilizadas com mais frequência.
   Num vaso podemos plantar manjericão ou manjerona. Coentro e salsa  e cebolinha é melhor  que sejam plantadas em  outros vasos, pois, todas estas gostam de lugares com bastante luminosidade, mas onde o sol não bata constantemente. 
  No cuidado dispensado às plantas, as regas constituem uma das coisas mais importantes. Nem água demais, nem de menos, o melhor é verificar a umidade do solo todos os dias no verão, de 3 em 3 dias na primavera e no outono, enquanto que no inverno, apenas uma vez por semana é o suficiente. 
   A adubação do solo deve ser feita de seis em seis meses, incorporandoà terra sempre um bom composto orgânico.




domingo, 20 de maio de 2012

  Trabalhei alguns anos no IBAMA, mas minha área foi  mais administrativa do que envolvida com o  meio  ambiente propriamente dito e como eu era ajudante, digamos assim , do chefe do patrimônio, eu tinha uns acessos a certas coisas e uma delas foi   pegar do que seria jogado fora, estas espécies de algas datadas do ano de 86. Elas foram guardadas e catalogadas num papel cartão  e eu só consegui salvar algumas. Achei legal a formação do desenho que elas fizeram e também a importância de um registro.

Bem..espero que gostem das postagens das mesmas.