Páginas

Sobre mim

Minha foto
Rio de Janeiro, Brazil
Repassando o pouco que sei sobre jardinagem.

Total de visualizações de página

sábado, 12 de maio de 2012

FAVA


Fava ( Vicia-faba)

      A pátria desta espécie está fixada em dois pontos distintos: a região do Cáspio e o norte da África. Segundo se supõe a Fava foi à primeira leguminosa a ser cultivada pelo homem ,asserção que não repugna admitir, visto que na primeira metade do século XIX ela era raríssima no estado selvagem nas duas regiões mencionadas onde talvez nem existam mais.
      Dizem que uma cultura muito remota pode ter salvado a Fava, tanto mais que no  Egito, onde era considerada “imunda”, condenada pelos sacerdotes, era certamente exterminada toda vez que surgia espontaneamente entre as culturas, sendo que o povo não comia as sementes ( superstição que durou pelo menos alguns  séculos) só mais tarde, relativamente,os egípcios  se tornaram cultivadores da Fava.
       A introdução da Fava na Europa é muito antiga:os vestígios encontrados nas habitações lacustres daquele continente demonstram que a cultura ali deveria ter se iniciado no fim da Idade da pedra.Já os romanos deram-lhe um dos primeiros lugares como alimento e, como os gregos, associaram-na à região, porquanto entrou nos sacrifícios à deusa Carna e outras cerimônias. A cultura desenvolveu-se daí por diante em quase toda Europa.Nas frequentes épocas de escassez ou de fome, a farinha de fava era misturada à farinha de trigo. No tempo dos descobrimentos marítimos. Estas sementes, graças a sua inalterabilidade ou resistências às variações atmosféricas,constituíram um dos  grandes recursos dos navegadores, de modo  que estes mesmos devem ter sido introdutores desta planta aqui no Brasil,como toda a América do Sul, o que era facilitado pela circunstância das ditas sementes conservarem seu poder germinativo por um período nunca inferior a cinco anos.


Ficheiro:Tuinboon bontbloeiend.jpg

FALSA-MOSCADEIRA

 Falsa-moscadeira ( Monodora myristica )


Esta é uma planta da família das Anonáceas e seu  porte pode alcançar até 20  metros de altura. As sementes desta planta produzem um óleo  aromático como a noz moscada verdadeira . Elas são apreciadas pelos africanos que a empregam na medicina bem como  especiarias no tempero de alimentos. Aqui no Brasil ela é cultivada como planta ornamental pela beleza e abundância de flores. 



ARTE COM FOTOS DE INHOTIM

Trabalhando sobre uma foto tirada em Inhotim, transformei a mesma como  se fosse uma pintura.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

ESTRESSE PARA FRUTIFICAR


Estresse para frutificar. Você já ouviu dizer?

       Alguns motivos que podem levar a uma árvore frutífera não produzir mais frutos (uma espécie de abortamento), pode estar no sistema radicular da planta ou o cultivo inadequado. Bom é que você consulte um agrônomo para cada tipo de árvore frutífera  caso se encontre nesta situação, mas você pode tentar forçar a frutificação provocando um  estresse na planta. E como fazer isto? Durante quatro meses, regue a planta dia sim, dia não e fertilize o solo sempre na projeção da copa da árvore a cada 40 dias e depois pare com todos estes cuidados.

   O que acontece ou pode vir a acontecer? Como a planta se acostumou com a água e a adubação e de repente parou  de receber, ela acha que vai  morrer. Então, ela começa a florescer e consequentemente a frutificar reproduzindo seus frutos e perpetuando a espécie.

Interessante, não é mesmo?

SUBSTRATOS


    Algumas pessoas como eu, aventurando-se na jardinagem, já deve ter se deparado com  alguns detalhes sobre a preferência da plantas por alguns tipos de substratos . A princípio, substrato serve como suporte  para que  as plantas fixem suas raízes. O substrato funciona retendo o líquido que disponibiliza os nutrientes para as plantas.

    Segundo a EMBRAPA,um substrato, para ser considerado ideal deve apresentar característica:

  1. elevada capacidade de retenção de água, tornando-a facilmente disponível;
  2. distribuição das partículas de tal modo que, ao mesmo tempo que retenham água, mantenham a aeração para que as raízes não sejam submetidas a baixos níveis de oxigênio, o que compromete o desenvolvimento da cultura;
  3. decomposição lenta;
  4. que seja disponível para a compra;
  5. de baixo custo.

       Você já deve ter ouvido ou sido aconselhado por alguém a  usar terra vegetal para suas plantinhas. Terra vegetal? O que é isto? A diferença de uma terra comum para uma terra vegetal ou  terra preta, nada mais é do que uma terra muito rica em matéria orgânica vendida em sacos nas lojas especializadas e a terra comum  é aquela que você retira do seu jardim ao plantar uma muda, esta é a terra comum.

Mas para você compor um substrato é preciso  algumas misturinhas básicas como  a terra comum, a vegetal e a areia. Algumas plantas necessitam de composições diferentes de substrato. Veja as mais comuns: 

 Argiloso - Composto por duas partes de terra comum e duas de terra vegetal e uma de areia.
Arenoargiloso -  Composto por uma parte de terra comum, uma de vegetal, uma de composto  orgânico ( neste caso, o  húmus) e uma de areia.
Rico em matéria orgânica – Composto por uma parte de terra comum, uma de terra vegetal, duas partes de composto orgânico.