Páginas

Sobre mim

Minha foto
Rio de Janeiro, Brazil
Repassando o pouco que sei sobre jardinagem.

Total de visualizações de página

terça-feira, 30 de outubro de 2012




   As cascas dos ovos contém nutrientes essenciais às plantas,pois, são ricas em cálcio, potássio e magnésio. As galinhas comerciais são alimentadas com rações  que são concentradas e enriquecidas  que deixam as cascas dos ovos repleta destes nutrientes.

   Para que as plantas possam absorvê-los, as cascas deverão estar em contato com o solo. Assim, quanto mais há o contato das cascas com a terra, mais disponíveis estes nutrientes estarão agindo nas plantas.  Para que isto aconteça é necessário transformar as cascas em pó. Desta forma teremos uma farinha enriquecida, ecológica, barata, para fertilizar canteiros, hortas, vasos, árvores,  etc.

   O procedimento da produção da farinha de cascas é colocar as mesmas para secar sempre à sombra. Não devemos colocá-las ao sol, pois as cascas possuem uma pequena quantidade de nitrogênio, que poderá se perder. Não  guarde-as para secar, pois a decomposição das partes orgânicas ainda úmidas  provocam mal cheiro e atraindo insetos , como moscas.  De acordo com o seu consumo de ovos, vá secando e guardando num local apropriado.
  Já tendo uma boa quantidade de cascas, coloque-as em um saco e quebrando-as com as mãos. Não é necessário triturá-las bem, pois logo irão ao liquidificador. Coloque as cascas aos poucos no aparelho e bata até transformá-las em pó.Depois de triturada a farinha, coloque-a num vidro com tampa, e guarde-a  em local fresco.
 
   Para usar, coloque uma colher de café nos vasos pequenos e duas ou três em vasos maiores. Repita esta opração a cada 40 dias.  
Observe as plantas e veja como elas reagem a esta aplicação da farinha de cascas.  Com o tempo você mesmo poderá decidir a periodicidade da aplicação da farinha . 
No preparo da terra ou substrato para jardinagem ou vasos, coloque 50 gramas para cada 20 litros de terra.

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário