Páginas

Sobre mim

Minha foto
Rio de Janeiro, Brazil
Repassando o pouco que sei sobre jardinagem.

Total de visualizações de página

domingo, 13 de maio de 2012



GLADÍOLO 
       O nome Gladíolo, do latim gladiolus, diminutivo de gladius, que significa espada, devido ao formato folhas, é hoje geralmente para empregado para designar todas as espécies ornamentais deste gênero, aliás, rico em espécies e variedades de grande valor e muito  apreciadas pelos floricultores do  mundo  inteiro. O Gladíolo é uma planta originária da África e da região mediterrânea da Europa, havendo pelo menos cerca de 160 espécies botânicas onde a maioria são de origens africanas.

      Grande tem sido o progresso alcançado no aperfeiçoamento dos glandíolos, até que pela farta floração, formato, colorido e conservação das qualidades, se tornou uma importante flor seja para profissionais do ramo ( floristas) ou  para amadores. Os Glandíolos têm se modificado muito por variação, hibridação e seleção. É de se esperar, porém, que muitas outras formas e qualidades apareçam, tendo em vista o grande número de espécies silvestres de grande beleza

      Que ainda não  se combinaram em linhagens cultivadas.É também possível  que gêneros botânicos intimamente afins sejam empregados em certa extensão para novos híbridos e produção de novos tipos comerciais.
     O solo mais indicado para o plantio do Gladíolo é o misto argiloso e arenoso com boa drenagem. A adubação obedece ao traço NPK 20-5-20. O gladíolo se reproduz por sementes e divisão dos bulbos, por isso atenção à irrigação; a flor precisa de água com frequência, mas sem encharcamento. Os bulbos podem apodrecer e morrer com o excesso de regas.

Gladíolo

Nenhum comentário:

Postar um comentário