Páginas

Sobre mim

Minha foto
Rio de Janeiro, Brazil
Repassando o pouco que sei sobre jardinagem.

Total de visualizações de página

terça-feira, 22 de maio de 2012





                                                               LUMINOSIDADE 


    Fotoperiodismo é um termo usado na botânica e descreve os efeitos e adaptações de plantas ao fotoperíodo, que representa o comprimento de um dia e consiste na duração do período de luz de um determinado lugar, dependendo da latitude e da estação do ano. Incluído no fotoperíodo está o período de luz útil, que designa a duração da qual a intensidade luminosa é maior que o limiar de compensação fotossintética.

    A luz é a fração do espectro das radiações eletromagnéticas que produz a sensação visual no ser humano. Cada faixa de comprimento de onda é captada pela vista humana como  uma cor. O comprimento de onda que nos interessa na floricultura é o  que corresponde às cores violeta, azul,verde, amarelo, laranja e vermelho em todas as suas combinações, e que compõe a luz que pode ser percebida pelo  olho humano.

Somente nesta faixa de comprimento de onda, a planta é capaz de realizar funções fisiológicas como  a fotossíntese, a fotomorfogênese e o  fototropismo.



Fotossíntese  - é um processo físico-químico realizado pelos seres vivos clorofilados, em que eles utilizam dióxido de carbono e água, para obter glicose através da energia da luz.


Fotomorfogênese – Efeito  importante que a luz exerce sobre as plantas em seu crescimento como  largura, espessura e comprimento das folhas e o  crescimento  do caule.


Fototropismo -  Movimento da planta em direção  a luz. 

É importante saber que existem três tipos de plantas:


PLANTAS DE DIAS CURTOS: Induzidas ao florescimento quando  o  fotoperíodo é reduzido.Exemplo de plantas com estas características são: poinsétia, calanchoe e crisântemo.


PLANTAS DE DIAS LONGOS: Induzidas ao florescimento quando  o  fotoperíodo  é maior. Exemplos: Gipsofila e Brinco-de-princesa.


PLANTAS NEUTRAS:   Crescem de forma independente do comprimeto do dia, pois não são sensíveis ao fotoperíodo. A qualidade da luz ou  o  nível de iluminação pode influenciar o florescimento destas plantas. Exemplos: Violeta-africana e Rosa.


Fonte: Wikipédia e minha pequena biblioteca

Nenhum comentário:

Postar um comentário