FLOR DA PAIXÃO - Este nome, que é a tradução da palavra latina " passiflora", composta de "passio", a paixão e de "flos,oris", a flor, foi igualmente traduzido para outros idiomas e empregado exclusivamente para designar as espécies do gênero Passiflora, da família das Passifloráceas, cuja a grande maioria é brasileira, conhecidas popularmente pelo elegante e eufônico nome indígena MARACUJÁ. Efetivamente, os colonos que vieram logo após o descobrimento acreditavam ver nos segmentos destas belíssimas flores os diversos objetos que serviram ao martírio de Jesus Cristo, lenda cuja a divulgação têm sido acusados, com fundamento ou sem ele, os primeiros padres Jesuítas que viveram no Brasil e no Paraguai.É assim que supunham a coroa de espinhos representada pelos estaminódios ou franja,os cravos, pelos estigmas claviformes:as chagas ou martelos, pelos estames, etc. Esse misticismo popular associado à elegãncia característica dos maracujás, que são todos ornamentais, deram-lhes preferência há meio século ou antes para plantar nos cemitérios em torno dos túmulos: muitas espécies dão frutos comestíveis, outras têm folhas suspeitadas de venenosas, outras ainda medicinais, sedativas e hipnóticas de efeito real e seguro já constatado científicamente contra o nervosismo e as insônias rebeldes que não sejam provocadas pela dor. Delas se extrai o alcalóide "passiflora", que os cardiologistas receitam como tônico cardíaco.
Sobre mim
- Geraldo Nascimbeni
- Rio de Janeiro, Brazil
- Repassando o pouco que sei sobre jardinagem.
Total de visualizações de página
segunda-feira, 26 de novembro de 2012
domingo, 25 de novembro de 2012
Tenho neste blog um intuito de compartilhar alguns conhecimentos prórpios sobre a jardinagem e de elementos ao redor dela que a torna atraente e interessante. Estou apenas no começo deste caminho. Sei que não posto coisas aqui que sejam diferentes de tantos outros sites ou blogs sobre o assunto, mas é válido e bem vinda qualquer informação que possa ajudar, mesmo que sejam de experiências na atividade ou em pesquisas de internet e estou aqui apenas para colaborar.
Trabalho como educador de jardinagem para pessoas especiais. As fotos acima foram tiradas durante a atividades dos alunos. Por ética, o rosto não pode ser mostrado, mas tentei focar na atividade onde eles colocam literalmente a mão na massa(ou na terra). O empenho deles é fascinante ajudando a trasplantar, cavar covas para o plantio, regar, fazer a limpeza dos canteiros bem como as regas. O resultado de tudo, dentro das limitações dos alunos pode ser considerada exemplar, pois, vão através da evolução diária da atividade, criando vínculos com a natureza ainda que praticadando a mesma coisa todos os dias.
Assinar:
Postagens (Atom)