Páginas

Sobre mim

Minha foto
Rio de Janeiro, Brazil
Repassando o pouco que sei sobre jardinagem.

Total de visualizações de página

sábado, 27 de outubro de 2012

 




 
  Tenho 4 vasos com torênias e já postei a foto  de uma aqui no blog. Recentemente  me mostraram como retiro sementes da mesma, pois, eu já havia feito isto sem muito sucesso. A ISLA Sementes até vende , mas o preço é um pouco  alto ou justo, não sei.
 
   Bem... de onde nascem a flores é o  local onde estão  localizadas as sementes, basta que deixe a flor secar e que o seu suporte fique bem sequinho. Depois é só retirar o mesmo da planta retirando a flor seca e esfarelar o suporte suavemente .
 
Vejam nas fotos  clicadas hoje ( 27/10/2012) onde retiro sementes de torênias. Espero que eu possa ajudar postando esta informação.
 
Obrigado a todos.
 
 
 
 
foto 1
 

foto 2

 
foto 3
 
foto 4
 
foto 5


Estas sementes ( foto 5) foram plantadas em 15/10/2012 de uma retirada anterior a esta.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012



 



Allamanda purple


   Infelizmente esta foto é a única coisa que sobrou desta Allamanda purple (  pesquisando na internet em busca do  nome) que ficava na casa de um vizinho no final da minha rua. Sempre que eu passava pela casa dele, me dava uma vontade de pegar um galho desta espécie sem qualquer autorização . Minha ideia de pegar um galho sem que ele visse, era a de acordar cedo e levar minha tesoura de poda e trazer ,enfim, a sonhada "muda", mas meu medo  era tanto de ser flagrado por ele que nem sequer arrisquei a aventura.
 
   Talvez vocês perguntariam: Por que não pediu para ele? Sinceramente não saberia responder, mas todas as vezes que eu passo perto dele, o  mesmo sempre está esbravejando, gesticulando muito e sempre falando mal de uma pessoa. Não me arrisquei por causa disto,eu acho.
 
  Mas deveria ter perdido  este medo. Deveria eu em nome da jardinagem propagar o que é bonito como era esta planta. Num belo  dia pela manhã ao passar pela casa do vizinho, a planta não estava mais lá. Ele simplesmente a arrancou e jogou fora. Não sobrou nada para contar história.
 
 
 
Uma pena...

 
 

 

 



 Estava eu desenhando quando  me veio a ideia de desenhar um" Relógio das estações". Quem quiser copiar a ideia e por em prática das mais diversas formas,fique à vontade desde que sinta que vale a pena copiar a ideia, claro.

Um abraço  a todos.
 
 
   Comprei este exemplar " O PRAZER DE FAZER" da editora Europa. Havia visto o anúcncio na revista  NATUREZA a algum tempo, mas não encontrava nas bancas para comprar mas, finalmente consegui.
   O exemplar possui 82 páginas ( a última dedicada a artesã) onde mostram vários exemplos bem simples de enfeites que podemos colocar no jardim feitos de materiais recicláveis e outros que jogamos fora. Alguns exemplos de trabalhos sugeridos por exte exemplar são: Comedouro de conchas,minijardim no caixote,identificadores de jardim,pratos decorativos,carriola de temperos entre outros.
   Os trabalhos não são difíceis de serem executados e a exigência de ferramentas são poucas. para quem gosta de se ocupar com artesanato e decoração de jardins, recomendo o exemplar com toda certeza.

O preço é  R$ 19,99

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

 
 
 
   Em outubro de 2011 eu fiz este desenho no Corel Draw. Nesta época eu estava me inclinando para os conhecimentos da jardinagem e comecei ( não terminando) uma série de vetorização de algumas plantas ,pois, era minha intenção fazer montagens de jardin virtuais. Cheguei até fazer alguns, mas nada que pudesse ser assim tão  bacana, mas este em especial num cenário composto de deserto, plantas e  com a presença de Jesus foi o desenho de um pedido especial. Lembro-me vagamente de uma mensagem que eu queria passar quando fiz este desenho, que seria algo mais ou  menos  como: Podemos fazer coisas que julgamos impossíveis quando acreditamos na nossa capacidade e quando ela lhe falta, Jesus providencia.


Que Jesus possa sempre dar a todos a capacidade para crescer em todos os sentidos.

Um grande abraço a todos.



 
 
Gunnera manicata

 Na folha que o Éverdinho está se protegendo é uma gunera, manicata ou  simplesmente guarda chuva.  Uma planta nativa do sul do Brasil, herbácea perene , de caule rizomatoso e bastante ornamental . As folhas desta espécie são  muito  grandes, arredondadas alcançando a envergadura entre 1,5 a 3,0, sulcadas ao  longo da nervura.O seu cultivo  exige uma área  com bastante espaço para se desenvolver devido  ao  tamanho  exagerado  de suas folhas. Uma planta nativa de lugares com umidade como brejos e grotas. Para quem escolhe este tipo de planta para cultivo, deve plantar a mesma em solo  com bastante fertilidade e também à beira d'água se possível.
 
   Multiplica-se por sementes. A multiplicação  por mudas retiradas da base da planta-mãe é um tanto quanto difícil. Não tolera geadas.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

 
  
 Para muitos profissionais da botânica, as galhas, sabendo eu agora o  que são e que aparecem nesta folha de pitangueira não são nenhuma novidade, mas para mim que nunca tinha visto nada parecido , resolvi ir atrás do assunto. Por sorte tenho meu ex-professor de jardinagem e também agrônomo e  atual amigo Cláudio Teixeira, onde recorro sempre que possível em minhas dúvidas. Ele me explicou:
 
"Isto não são brotações, são galhas. Provocadas por insetos denominados “galhadores”, que promovem a postura de seus ovos nas folhas das plantas causando uma alteração estrutural no tecido vegetal formando as galhas que servem de abrigo e fonte alimentar para esta fase inicial da vida do inseto. Que depois de terminada esta fase abandona a galha rompendo a mesma. Isto não só pode prejudicar o desenvolvimento da planta, como também, no caso de plantas ornamentais podem apresentar deformidades prejudicando a sua aparência.

Para realizar o controle em uma pequena infestação basta uma catação e eliminação das folhas galhadas e em áreas maiores a utilização de inseticidas específicos."

E no  Wikipédia encontrei estas informações a respeito:
 
Galhas, bugalhos, cecídios ou cecídias são estruturas que se originam em determinado órgão de uma planta através de hipertrofia e hiperplasia (Anatomia vegetal) de tecidos, inibição do desenvolvimento ou modificação citológica e/ou histoquímica em resposta ao ataque de organismos indutores que podem ser vírus, bactérias, fungos, nematódios, ácaros ou insetos - parasitas, geralmente específicos à espécie (ou ao gênero ou família) da planta. São estruturas às vezes comparadas a tumores.

Galhadores são altamente específicos ao órgão e hospedeiro, ou seja, eles induzem galhas em apenas uma espécie ou um grupo muito pequeno de espécies de hospedeiros.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Galha


COMPLEMENTO DE POSTAGEM EM 24/10/12


 Olá, pessoal...

   Ainda curioso  pelas galhas da folha de pitangueira,resolvi clicar umas fotos mais detalhadas a respeito. As fotos não estão com boa qualidade, mas espero  que mesmo  assim a  intenção da amostra seja apreciada, obrigado.



O que fiz foi  abrir as galhas com um estilete e verificar o  que havia dentro e em quase todas as galhas haviam pequenas larvas dos insetos "galhadores".





Foto 1
 

Foto 2



 
Foto 3

 
Foto 4
 
 
 
Bem amigos...espero que com esta postagem eu  possa ter esclarecido a dúvida de alguém sobre  este acontecimento na natureza, obrigado.